Felicidade

Aquele dos 30 dias pós bariátrica

No dia 06.12.2018 completaram 30 dias de pós operatório da minha cirurgia bariátrica e venho contar nesse texto um pouco do que foi esse período.

Depois da minha alta hospitalar e minha chegada em casa, era hora de pensar em mim e nos cuidados que eu teria que tomar (a maioria dos cuidados eram literalmente tomados…kkk). Eu não sentia dor no estômago, nem dor nos pontos, eu sentia um desconforto no lado esquerdo, abaixo das costelas onde havia uma incisão, mas já estava ciente de que assim seria, pois a fisio já tinha me explicado onde iria ter mais desconforto, então estava tranquila.

O protocolo sugerido pela equipe multidisciplinar é : Tomar líquidos conforme orientação da nutricionista (30 a 50 ml) de meia em meia hora, alternando com isotônicos, água de coco, gelatina um pouco mais dissolvida que o normal, alguns sucos diluídos e coados, picolé de fruta e água, muita água. Minha adaptação foi rápida e eu não senti dificuldades em seguir. Mas confesso que no final de semana eu estava implorando por um caldinho salgado.

Quanto a fisioterapia, a instrução era realizar caminhadas de 15 minutos, duas vezes ao dia, de forma lenta e compassada, realizar exercícios de respiração e subir e descer escadas, além de por 10 dias usar as meias anti-trombo que pra mim foi quase a pior parte, mas necessário.

Não podia realizar movimentos bruscos, principalmente de rotação de tronco, não empurrar nem puxar nada pesado e não levantar peso. Precisei tomar 06 doses de uma injeção ao redor do umbigo (eu morro de medo de injeção, tive que ser forte), anti-coagulante para evitar trombose e complicações pós cirúrgicas, então foram quase uma semana de visitas ao posto para tomar as mesmas, aproveitava esse momento para fazer minhas caminhadas.

Conforme os dias foram passando, eu me sentia cada vez melhor, o peso ia diminuindo e eu me sentindo mais confiante para realizar minhas tarefas diárias e atividades físicas regulares. Com o passar dos dias minha dieta ia também ampliando. Acho que nunca esquecerei quando, na segunda-feira, dia 12.11.2018 a enfermeira Cris me ligou e disse, pode almoçar um caldinho salgado, eu queria abraçar ela nesse momento, pulava e sorria como se tivesse ganhado na loteria.

Outro momento marcante foi a passagem do líquido para o pastoso com cerca de 17 dias de pós operatório, é sério, quem se emociona com “Eu te amo” é porque nunca ouviu: Pode comer ovo! Gente, era música para os meus ouvidos poder mastigar algo. Logo após esse período era o momento de inciar com a ingestão de carnes, quase chorei de alegria, era um momento mais que esperado, eu sentia muita falta do sabor da carne, sempre gostei muito.

Outra questão muito importante que faz parte do protocolo é o acompanhamento psicológico. Eu sou muito grata pelo trabalho da Dra. Marta. Ela havia me dito que muita coisa mudaria, de fato muda. Eu vejo muita coisa de forma diferente hoje, não que houve do dia para noite uma mudança para uma nova Giovana, mas esse processo me fortaleceu, me amadureceu, me fez olhar pra mim e me conhecer melhor. É importante a gente se permitir a ser diferente, a ser melhor, a conhecer, a descobrir a se reinventar.

O que também mudou na minha vida é que todos os dias tomo um complexo vitamínico, uma vez ao mês tomo uma injeção (aquelas vermelhinhas, quem doem, mas estou firme e forte, tomo e nem choro..kkk), me alimento de forma lenta e com pouca quantidade. Nesses 30 dias não tive nenhum sintoma quanto a alimentação, nem Dumping, nem comida entalada, nada! Mas confesso que tenho receio de ter..kkk

Foram 30 dias e 12 kg eliminados! Não é mágica, me exercitei mais em 30 dias de pós operatório que nos meses de 2018 que antecederam a cirurgia. É o recomeço, uma vida nova em busca de saúde. Uma busca por um estilo de vida saudável. Mas isso implica em mudança de hábitos e de vida. Se você pensa em operar e continuar a ter a mesma rotina, os mesmos hábitos, não te aconselho.

Fiquem ligados que textos novos serão postados contando mais sobre a equipe, sobre o procedimento e sobre a mudança de vida.

Sejam felizes!

Bjkas da Geo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s